Stan Lee, seu criador, é notório por adorar nomes como: Bruce Banner, Peter Parker, Reed Richards, Sue Storm e a lista segue. Apesar de o Dr. Hank Pym ser uma personagem importante e fundamental para os Vingadores, se você não é leitor aficionado de HQs como eu, é provável que tenha passado uma boa parte da sua vida sem ouvir falar do mesmo.

Dr. Henry Pym e algumas de suas múltiplas facetas: Homem-Formiga, Hank Pym, Golias, Jaqueta Amarela e Gigante. Ao fundo, Ultron.

Nosso primeiro “encontro” foi no jogo Marvel: Ultimate Alliance – jogo altamente recomendável, pois é super divertido e permite vários jogadores – no qual Hank aparece em um determinado momento como um NPC (Non-player character, personagem não-jogável), e só ouvi falar em Homem-Formiga de novo recentemente, quando a Marvel anunciou que estava produzindo um filme do herói, ou melhor, heróis.

Para quem não o conhece, Dr. Henry Pym, ou Hank Pym para os íntimos, é o brilhante cientista que não só descobre um raro grupo de partículas subatômicas, mas inventa seu próprio uniforme cibernético, é um dos fundadores originais dos Vingadores nos quadrinhos e cria ninguém menos que o Ultron! Sim, o mesmo que empresta o nome para o próximo filme da saga da Marvel. E Hank não só é o Homem-Formiga original como também assume mais quatro facetas: Gigante, Golias, Jaqueta Amarela, Super Cientista e Vespa. Com tantos heróis diferentes dentro de si, Hank eventualmente passa a sofrer de um distúrbio de personalidade e em provavelmente uma das histórias mais pesadas da Marvel, o Doutor bate em sua esposa Janet, aVespa original. Em decorrência desse caso, Pym é obrigado a afastar-se dos Vingadores, divorcia-se da mulher, tornando-se um dos heróis mais controversos das HQs.

Como a Disney/Marvel permitiriam um filme em que o herói é conhecido por espancar a mulher? A solução foi usar uma ideia inédita até aqui, pelo que eu saiba: pela primeira vez iremos ver nas telonas não um, mas dois Homens-Formigas!

Homem-Formiga, aqui como Jaqueta Amarela, e Vespa, no quadrinho que destruiu a imagem de Pym.

Como alguns heróis das HQs, o traje de Homem-Formiga não é utilizado só por uma pessoa. Nesse caso, são três os usuários da roupa, oficialmente: Hank Pym, Scott Lang e Eric O’Grady. No filme, a história focará em apenas dois: Hank e Scott. Doutor Pym será interpretado por ninguém menos que o vencedor de dois Oscars, Michael Douglas, e Scott, pelo comediante Paul Rudd.

Scott Lang, o segundo a carregar o nome de Homem-Formiga, não é um inventor nem tem histórico de violência doméstica. Pelo contrário, toda a história de Scott é sobre como ele pretende conseguir dinheiro para salvar a vida de sua filha, Cassie Lang. Mas não pense que isso faz com que ele seja um verdadeiro herói. Ao contrário, Lang é notório ladrão e chega a passar três anos em uma prisão, de onde sai por bom comportamento. E é roubando o traje de Pym que Scott se torna o Homem-Formiga. A diferença é que Lang sempre tem o bem estar da família em primeiro lugar e começa sua vida de crimes quando não consegue mais sustentar Cassie. Scott é, portanto, um personagem trágico, pesado, e a escolha de Paul Rudd para o papel me surpreendeu.

Pessoalmente, eu adoro o “marido da Phoebe” – do seriado Friends – mas o ator, conhecido por comédias americanas, dessas que são realmente bem americanas, é raramente o protagonista de seus filmes. Scott Lang, como o segundo Homem-Formiga, apesar da trajetória trágica, também tem sua importância no Universo Marvel, seja ajudando o Homem de Ferro ou os Vingadores, participando do Quarteto Fantástico – saga que pertence a Fox – ou se envolvendo romanticamente com a heroína Jessica Jones – personagem que teve em dezembro do ano passado o aval da Disney para um provável seriado com a Netflix.

Primeira imagem de Paul Rudd como Scott Lang no filme do Homem-Formiga

A primeira foto do filme foi divulgada recentemente e nela podemos observar Scott com curativos no supercílio, além de uma roupa que deixa uma certa suspeita no ar. O traje, apesar do frio, tem luvas, jaqueta impermeável cinza, jeans escuros e ainda um casaco de moletom preto com capuz que cobre parcialmente seu rosto. Seria essa a roupa de “trabalho” de Lang? Ou os machucados já indicariam seus atos heroicos? E o que ele está carregando nessa mochila preta? Estaria ele simplesmente indo encontrar com a filha, preparando-se para mais um roubo ou trocando algum objeto já roubado com alguém? A van, uma Ford  do início da década de 70, tem um visual sujo e velho, que imagino seja proposital para demonstrar a falta de recursos financeiros da personagem. Bem como a roupa sem marca e que, pelo tipo de jaqueta impermeável, parece indicar ser uma jaqueta de exército de segunda mão, dessas compradas em brechós.

E vocês? O que esperam do filme, tão inusitado quanto Guardiões da Galáxia, mas que parece seguir uma linha mais séria? Será que veremos Henry Pym no traje de Homem-Formiga? E o que surgirá dessa história, que por enquanto sabemos que não terá nenhuma ligação com o filme dos Vingadores e nem com o Ultron?

(TEXTO ORIGINALMENTE PUBLICADO NO SITE ABACAXI VOADOR NO DIA 28/08/2014)

Comentários

comentários